sexta-feira, 22 de abril de 2011

Alguns cuidados com o seu gatinho paraplégico



Olá pessoal, aqui quem escreve é a Marina, uma das mamães da Luciana. Quando nos deparamos com o problema da Lulu buscamos muitas orientações na internet, porém não encontramos quase nada, principalmente referido à filhotes. É por isso que venho através deste blog divulgar algumas dicas e cuidados para se ter com o seu bichinho que talvez sofra do mesmo problema.


1- Esvaziamento da bexiga:


Muitas vezes o animal paralítico não consegue urinar sozinho, por isso é preciso estimulá-lo ao menos 4 vezes ao dia. Esse estímulo pode ocorrer de duas maneiras:

    • Com o polegar + os dedos indicador e médio forme uma letra U. Em seguida encaixe-os com as pontas entre as duas patinhas traseiras (na região das coxas) e massageie. As vezes demora um pouco, mas logo o gatinho começa a urinar. Mas atenção, a massagem não pode ser feita com muita força pois se a bexiga estiver muito cheia ela pode estourar.

    • Com um pedaço de papel macio (senão pode assar o gatinho) massageie os órgãos genitais do gatinho. Logo ele começará a urinar.


2- Defecando:


Para facilitar que saia o cocô do seu gatinho uma dica é colocar um fio de azeite na ração que você irá servir ao seu bichinho.


3- Fralda:


Se o cocô do seu gatinho estiver bem firme, evite ao máximo colocar fraldas nele, pois é muito fácil de criar assaduras. Caso contrário toque as fraldas com bastante frequência, mantenha a região sempre seca procure passar talco antes de colocar a fralda e passe pomada para assadura quando começar a notar alguma vermelhidão.


Como fazer fraldas:

    • Para gatinhos filhotes você pode utilizar absorventes femininos para uso diário, para gatos maiores absorvente comum ou fraldas de pano, mas não tire a fita da parte adesiva, pois seu gatinho ficará grudando no absorvente. Com uma tesoura faça um furo para passar o gatinho do bebê e depois vista-o como se estivesse vestindo fralda em uma criança. Para segurar utilize fita crepe ou esparadrapo micropore em torno da cintura, mas nunca esparadrapo comum ou durex, eles irritam muito a pele do gatinho.

    • Fralda de pano: corte um pano de algodão em uma tira retangular, de preferencia que dê para ficar duas dobras para aumentar a absorção, faça um furo para passar o rabinho e siga as instruções acima. A vantagem da fralda de pano é que ela pode ser mais larga o que evita o contato do esparadrapo com a pele, evitando irritações.

    • Também existem fraldas especificas para cães e gatos em petshop, mas não há para filhotinhos e o custo é bem alto.


4- Exercícios de fisioterapia:


Os exercícios de fisioterapia são de extrema importância para evitar o atrofiamento dos músculos, alguns exercícios de fisioterapia podem ser feito em casa:


    • Exercício de alongamento: com o gatinho deitado segurando na ponta da patinha estique e contraia-a pelo menos 10 min duas vezes ao dia.

    • Exercício de estimulo: corte uma tira de lençol bem comprida, passe-a de atravessado por debaixo da barriga do seu bichinho, como um balancinho, levante e vá andando, conforme o ritmo do animal, encostando levemente as patas traseiras no chão, esse exercício irá estimular o bichinho a apoiar as patinhas.



Pessoal essas dicas estão baseadas no caso da Luciana, creio que sirva para muitos bichinhos, porém é de extrema importância que seu bichinho tenha um acompanhamento profissional com algum veterinário de sua segurança.

28 comentários:

  1. Olá!!! Gostaria de informações. Minha gatinha foi atropelada há uma semana, e teve como diagnóstico clinico uma lesão medular grave. No Rx não foi visualizado nenhuma lesão. Ela foi avaliada por um Veterinário Especialista em Neuro, que disse que pela Clinica (ela não tem sensibilidade dolorosa em parte do abdome e MMII, sem controles de esfincteres. No RX ele " achou" uma imagem que talvez seja de uma lesão. Ele pediu para fazer uma ressonância magnética das regiões Tóraco-lombar e lombo-sacral, só que este exame é muito caro, e segundo ele não vai alterar o quadro dela. Ela teve também rompimento do Diafragma, foi realizado uma cirurgia com sucesso. Mas agora tenho várias duvidas, poie quero dar qualidade de vida para ela. Ela não esta defecando, o veterinário me orientou a fazer uma lavagem intestinal nela e ela esta muito prostradinha, o que me preocupa e estou procurando na internet outros casos ou pessoas que possam trocar informações se isso é normal e me orientar a melhores tratamentos. Por Favor se puderem me ajudar, ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oláestou passado por isso agora, minha catinha sofreuum acidente quando n etavamos em casa, levei ao vet e elepasssou unscomprimidose elafoi melhorando. Com o tempo observeiq esta com pus no local, fiz compresa de agua morna e ela espeliu o pus. Quando ja estava melhor (pulando, correndo, brincando) se assidentou outra vez.Quando olhei vi um pequeno furinho na coluna, mas com otempo ela foi melhorando e ja estava "danada" de novo, mas quando foi ontem comoquei compresa denovo eela começou a perder o movimento das patas e hj pelamanha elaso ta mechendo os dedos e o rabo.VI NA INTERNET UM TRATAMENTO BEM INTERESSANTE, ACUPUNTURA VETERINARIA E FIQUEI ESPANTADO COM OS RESULTADOS. OLHA ESSE VIDEO http://www.youtube.com/watch?v=nLtTgfQ2Y94&feature=player_detailpage#t=59s

      Excluir
    2. Eu coloquei bepantol na lesão mas se tiver infectado vai precisar de um spray dermotrat de uso veterinário q tem antibiótico e corticóides...

      Excluir
  2. Oi Marina, parabéns pelo blog, me ajudou muito, meu gato caiu do telhado, teve fratura cervical e não anda com as patinhas traseiras, suas orientações foram de grande importãncia pra mim, a Luciana é liiinda,parabéns, bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas... tenho uma gatinha deficiente e isso me ajudará bastante. Abraço

    ResponderExcluir
  4. cara, estou perdidissima, primeira vez qwe cuido d uma gata paralitica, e aconteceu da assadura virar um enorme maxucado, maxucado perto do bombom eh fodsss, agradeceria muito se alguem me desse mais dicas para me ajudar a cuidar melhor sda pobrezinha qwe vem sofrendo com meus mals cuidados :(
    por favor, ela esta agora com um maxucado no bumbum, saiu o courinho dela, esta na carne viva, se der eu levo ao veterinario, mais enqwanto issoi me deem dikas porfavor

    meu email: sortudex@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa na assadura uma pomada de nistatina+óxido de zinco.

      Excluir
  5. eu tenho uma gatinha paraplégica e no inicio acontecia muito isso , descobri que vc lavando o local de vez em quando e enxugando e depois passar ipoglos vai melhorando. Hoje uso pomada contra assaduras como preventivo, é raro ela assar, mas troco a fralda dela sempre que pecebo que fez coco, pois é o que assa mais. No cada da minha ela sobe cama e pula então tenho que colocar uma fralda mais grossa pois amortece quando ela pula e bate com o ossinho do quadril no chão e também causa ferida. qualquer dúvida pode me adicionar no facebook Alessandra Augusta

    ResponderExcluir
  6. tenho um gatinho que ficou paraplégico por que um cachorro o pegou , e nao sabia como cuidar direito dele muito obrigado pelas dicas parabéns pelo blog !!

    ResponderExcluir
  7. Achei um gatinho se arrastando na rua peguei ele e trouxe para casa , percebi que ele está começando a mexer as patinhas! Vou fazer a fisioterapia que foi indicado aqui quem sabe ele melhore e volte a andar!!! Obrigado

    ResponderExcluir
  8. nossa amei essas explicações, tenho um gatinho assim que achei em uma baia de cavalos, ele deve estar agora com 2 meses aproximadamente, do começo até agora está sendo muito dificil pra mim, mais meu amor é maior eu amo ele incondicionalmente! Suas dicas de fraldinhas e fisioterapia foram ótimas!!!! beijos Suzane

    ResponderExcluir
  9. Resgatei uma gatinha felv + que está co. Problemas neurológicos sérios e não esta andando. Deixo ela sempre em cima de uma tolha e troco a toalha sempre que vejo que fez xixi ou cocô ! O problema é que as vezes saio pra trabalhar e ela fica um bom tempo sozinha (cerca de 6 horas), mesmo ela fazendo cocô durinho, então acaba se sujando. Como você faz pra limpar sua gatinha quando a deixa sem fralda?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Primeiramente, quero agradecer pelas dicas. Tenho 14 gatinhos e um deles,gatinha de 5 meses,está com as patas traseiras paralisadas,tem sensibilidade,espasmos mas se arrasta. Fiz um RX e deu uma compressão medular T11-T12 ,leve inflamação. Mas fizemos um Hemograma e os leucocitos estão muito alto,isso me preocupou bastante . Está tomando corticoide,antibióticos e se Deus quiser irá melhorar. Fico com muita dor quando vou esvaziar a bexiga dela ,percebo que sente dor,fico muito mal com isso,já chorei muito mal. Sempre bom compartilhar com pessoas que passam por isso tb. A técnica do U para esvaziar a bexiga você faz com ela deitada?

    ResponderExcluir
  11. Postei no blog, espero que goste.

    http://meowscatsitter.blogspot.com.br/2015/05/alguns-cuidados-com-o-seu-gatinho.html

    ResponderExcluir
  12. Nossa esse blog me ajudou muito... Eu adotei uma gatinha paraplégica e estava muito preocupada em como cuidar dela... Na verdade eu ainda estou um pouco... Mas me ajudaram bastante... Obg ;-)

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse blog me ajudou muito... Eu adotei uma gatinha paraplégica e estava muito preocupada em como cuidar dela... Na verdade eu ainda estou um pouco... Mas me ajudaram bastante... Obg ;-)

    ResponderExcluir
  14. Eu uso no meu fralda sempre pois ele vaza a urina ao se arrastar...a fralda é de bebê corto no rabo...nas trocas usar pomada...o pior são as obstruçoes que vira e mexe acontece...

    ResponderExcluir
  15. Eu uso no meu fralda sempre pois ele vaza a urina ao se arrastar...a fralda é de bebê corto no rabo...nas trocas usar pomada...o pior são as obstruçoes que vira e mexe acontece...

    ResponderExcluir
  16. Me deparei com este problema ah gora pois minha gata foi atropelada mas não estou conseguindo esvaziar a bexiga dela não teria como voce fotografar nao entendo como se faz

    ResponderExcluir
  17. OLÁ PESSOAL MINHA GATINHA (LUNA) FOI ATACADA POR UM CACHORRO
    ENQUANTO PASSEAVA E FICOU PARAPLÉGICA E SOU MEIO NOVO NESSE ASSUNTO JÁ LEVEI NO VETERINÁRIO MAIS ME PREOCUPO MUITO COM O
    QUE E ESTA PASSANDO, AS VEZES E PARA E FICA OLHANDO PARA A PAREDE MEIO QUE SEM SABER OQUE ACONTECEU TAMBÉM ELA SÓ TEM 5 MESES , SE VOCÊS PODEREM ME DAR DICAS AGRADEÇO MUITO
    BOM DIA AGUARDO RESPOSTAS

    ResponderExcluir
  18. OLÁ PESSOAL MINHA GATINHA (LUNA) FOI ATACADA POR UM CACHORRO
    ENQUANTO PASSEAVA E FICOU PARAPLÉGICA E SOU MEIO NOVO NESSE ASSUNTO JÁ LEVEI NO VETERINÁRIO MAIS ME PREOCUPO MUITO COM O
    QUE E ESTA PASSANDO, AS VEZES E PARA E FICA OLHANDO PARA A PAREDE MEIO QUE SEM SABER OQUE ACONTECEU TAMBÉM ELA SÓ TEM 5 MESES , SE VOCÊS PODEREM ME DAR DICAS AGRADEÇO MUITO
    BOM DIA AGUARDO RESPOSTAS

    ResponderExcluir
  19. Eu criei um grupo para troca de experiência
    Quem quiser participar será muito bem vindo ...

    https://www.facebook.com/groups/1743897335875090/

    ResponderExcluir
  20. Boa noite.. Meu gato caiu do telhado e perdeu o movimento das patas traseiras. Na hora levei para o veterinário e fizemos raio X e tomografia. Foi descartada a possibilidade de fratura nos ossos ou na medula. Só q ele não voltou a se movimentar. Isso já tem dois dias q aconteceu. Ontem e hj ele mexeu um pouquinho as patas traseiras, mas não anda. Os veterinários não sabem oq pode ser. Já fui a veterinário clínico e tb traumatogista, e ng sabe oq pode ser. Alguém já passou por isso é pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou cuidando de um gatinho paraplégico, ligo no início fiquei preocupada pois deixou de urinar e fazer cocô. Me indicaram supositório infantil, usei só duas vezes e nunca mais ficou sem defecar, pra o xixi dei um comprimido para humanos q agora esqueci o nome; foi rápido ele fez muito xixi, só um comprimido e nunca mais ficou c a urina presa. Graças a Deus.

      Excluir
    2. Estou precisando de muita ajuda. Meu gatinho fugiu e fui procura-lo e assim que o encontrei ele estava sem o movimento do quadril pra baixo. Levei no veterinário e tiramos o rx. Não foi encontrado fatura, mas os vets não sabem o que possa ser. Isso já tem dois dias e ele não senti as patinhas. Estou desesperada e preciso de ajuda pra conseguir dar qualidade de vida à ele.

      Excluir
  21. Parece difícil gato paraplégico andar! O daqui nos adaptamos um carrinho pra lugares crespos, pois se fere muito.

    ResponderExcluir
  22. Estou cuidando de um gatinho, ele foi ferido em uma briga não apresenta fratura na medula...somente lesão. Tenho aprendido muito sobre fé e perseverança em Deus!não é fácil desejo a todos que cuidam muita força e fé...Deus nos permite essas situações para que aprendamos muito... para que nós possamos amadurecer..Deus abençoe a todos e se existir um grupo facebook ou whatsapp me mandem! No instagram meu gatinho está como @tom_specialcat

    ResponderExcluir
  23. Olá... tenho uma página no face, onde pretendo contar um pouco sobre o dia a dia com a Cléo. Ela também é paraplégica e todos estes cuidados eu tenho q ter com ela diariamente. Se quiserem conhece-la curtam lá: @cleo.gatineo

    ResponderExcluir